terça-feira, 10 de março de 2015

Primeiras impressões e um susto!

Para cachorro a Maria estava a ser um cão fantástico! Não fazia disparates nenhuns! Brincava, pulava, saltava, mas depressa tinha a dose dela de brincadeira e voltava para a sua caminha.
Tomou o primeiro banho na nova casa, papou uma pratada da sua ração, e depois foi com grande deleite que nós a ficámos a admirar enquanto dormia. Estava cansada, exausta…. E parecia estar feliz, finalmente relaxada na sua nova casa.




Ficou decidido que a Maria fica no jardim enquanto nós vamos trabalhar, e quando chegamos, ela vem para dentro e dorme dentro de casa. Afinal ela estava habituada a uma rotina semelhante. 
E assim foi: no dia seguinte era dia de trabalho e lá fomos nós! 
No fim do dia de trabalho foi uma correria desenfreada para casa, para ver como estava a nossa pequena Maria, e como tinha sobrevivido a este dia. E lá estava ela fresca e fofa! Bem-disposta! Bem, assim sendo seguiu-se uma sessão de mimos, papas, mimos, um passeio na rua, mais mimos, e cama. :)

Tentámos habituá-la a pernoitar na cozinha, mas a bichinha não gostou nada disso…. Estava todo um arsenal de acessórios pronto para que ela não se sentisse sozinha: um candeeiro para luz de presença, um rádio baixinho para algum barulho de fundo, brinquedos, água, e uma cama super fofa! Mas não, a bicha não parou de chorar….  E desistimos….. Coitadinha. Se calhar estava tempo demais sozinha, por isso veio dormir para o nosso quarto. Montámos o estaminé dela ao fundo da cama, e ali estava ela. Qual rainha!

Mais um dia se passou,e ela continuava muito sossegada. A última vez que tive uma cachorrinha já foi há mais de 10 anos. Não me lembrava de ela ser assim tão calma, mas… tal como nós os cães têm personalidade!! Se calhar ela era mesmo assim!

Mas ao fim do terceiro dia algo de estranho se passava… Estava com diarreia (que até podia ser da mudança para a nova casa), mas perdeu o apetite, começou a vomitar, e cada vez brincava menos… O vómito foi a gota de água para nós. Perdeu muito peso rapidamente… Eram dez da noite quando ligámos à Cristina, a tia :) e veterinária da Maria. Despistámos uma séria de possibilidades por telefone, e combinámos levá-la no dia seguinte para observação.

A Cristina examinou-a, fez análises e tudo o que foi necessário para descobrir o que se passava com aquele pequeno e fofo ser…. E eis que temos um diagnóstico! Tinha febre da carraça…
Não foi mordida…. Terá provavelmente apanhado a bactéria da mãe durante o parto…



Ficou então durante pouco mais de uma semana em casa da Cristina. Fomos visitá-la, e estava ainda muito abatida e magrinha… 

Mas a bichinha é forte, e uma semana depois estava de regresso a casa! Mais gordinha! Mais brincalhona! E com um apetite de piranha!!! Dá gosto vê-la comer assim! :)


A família está novamente toda reunida! :)



Sem comentários:

Enviar um comentário